Visitação às cavernas

As cavernas do município de São Desidério – BA estão entre as maiores e mais belas do Brasil, sendo reconhecidas pela comunidade espeleológica nacional (SBE), CECAV (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas) e CPRM (Serviço Geológico do Brasil) como patrimônio espeleológico nacional.
A região conta com um parque ambiental (Parque Municipal da Lagoa Azul) e diversos atrativos turísticos dentro de propriedades privadas (sítios e fazendas), todos a menos de 30 min de deslocamento por carro em estradas de terra locais. É imprescindível entrar em contato com os moradores locais ou guias locais antes de acessar propriedades privadas para visitação às cavernas.
Para aquelas pessoas que têm interesse em conhecer as cavernas da região, é recomendado reservar ao menos entre 1 a 2 dias antes ou depois da realização do Curso Nacional de Espeleorresgate 2023 para visitação turística.
Seguem abaixo algumas indicações de roteiros turísticos mais visitados na região, assim como referências para informações de visitação.

Vídeo tour nas cavernas de São Desidério (créditos: Ícaro Assis)

Contatos

  • Juscelino Ferreira (77)8105-0435
    Diretor do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente
  • Jussy (77)9840-1473
    Espeleólogo e guia de turismo local. Um dos pioneiros na descoberta, exploração e mapeamento das grandes cavernas de São Desidério e profundo conhecedor das cavernas e da cultura locais.
  • Josivaldo (77)9910-5020
    Guia de turismo local com mais de 10 anos de atuação, especializado tanto em roteiros de contemplação e esporte de natureza.
  • Sr. Élsio
    Guia de turismo local, um dos mais antigos da região. Mora ao lado do Parque da Lagoa Azul e é profundo conhecedor das estórias e cultura locais. Oferece em sua casa uma deliciosa refeição de galinha caipira, típica da culinária local.
Lagoa Azul, no Parque Municipal da Lagoa Azul. Uma trilha de nível de dificuldade baixo conduz os visitantes por um percurso entre aproximadamente 1 a 2h em meio à vegetação do cerrado, passando por mirantes que dão vistas às duas grandes dolinas do parque (com paredões de mais de 50 m de altura), a Lagoa Azul, a nascente do olho d’água e a bela gruta do Catão (caverna de maior visitação turística de São Desidério). Foto: Clayton Lino.
Gruta do Catão, no Parque Municipal da Lagoa Azul. Foto: Clayton Lino.
No sumidouro do João Baio, as águas do rio João Rodrigues, que quase sempre correm sob a terra, podem ser vistas em superfície. No fundo desta bela dolina, ocorre um processo hidrológico raro: as águas do rio sobem e descem à olhos vistos, aumentam e diminuem de vazão com vigor, em um ciclo constante e surpreendente que varia entre cerca de 6 a 8 min. É o que se dá o nome de nascente cárstica intermitente, um fenômeno que é visto em poucos lugares no mundo e, no Brasil, ocorre apenas aqui. A trilha de acesso ao fundo da dolina é de dificuldade baixa, porém com uma subida íngreme na volta. Foto: Lucas P. S. Godinho.
Apesar do nome amedrontador, a caverna Buraco do Inferno da Lagoa do Cemitério abriga uma das mais belas joias do subterrâneo brasileiro: o Lago do Cruzeiro, maior lago em cavernas do Brasil (aproximadamente 12.000 m2). A caverna pode ser visitada turisticamente até o deck de madeira próximo à sua entrada, que dá vista ao belo e misterioso lago. Desde 2015 o nível d’água do lago tem oscilado muito, podendo chegar a secar em épocas de estiagem intensa. A trilha que leva à esta caverna é de dificuldade fácil, com bela paisagem do cerrado, porém com uma subida íngreme na volta. Foto: Lucas P. S. Godinho.
O Buraco do Inferno da Gruta da Sucupira é talvez a mais grandiosa e imponente dolina do carste de São Desidério, com seu paredão norte chegando a cerca de 90m de altura! A trilha até o mirante da dolina é de dificuldade baixa. Foto: Ícaro Assis Cruz.
A caverna Buraco da Sopradeira possui amplas galerias ornamentadas de espeleotemas. Além das corriqueiras (e nem por isso menos belas) formações do tipo estalactites, estalagmites, escorrimentos e colunas, ocorrem nesta caverna alguns espeleotemas mais impressionantes, como grandes represas de travertinos e vulcões. O nível de dificuldade do percurso no interior da caverna é fácil para espeleólogos(as) e médio a difícil para não espeleólogos(as). Foto: Fernando Laureano.
Durante a primeira visita de espeleólogos à região oeste do estado da Bahia, foi descoberta, em 1971, a gruta Manoel Lopes. Nesta ocasião, o francês Michel Le Bret, patrono da espeleologia brasileira e fundador da SBE, juntamente com Pierre Martin e colegas do grupo de espeleologia Os Opiliões, de São Paulo, teriam visitado a gruta. Após quase 40 anos de sua descoberta, uma surpresa: a verdadeira gruta Manoel Lopes seria uma caverna vizinha, de menores proporções, com inscrições feitas com carbureteira nas paredes da caverna. Independentemente de ser verdadeira ou falsa, a gruta Manoel Lopes possui amplos e belos condutos. Seu roteiro turístico é de nível de dificuldade baixo. Foto: Tom Dias Motta Morita.
Próximo à cidade de São Desidério existem diversos platôs com extensos campos de lapiás (ou karren). São belas feições típicas do relevo cárstico, formadas pela ação das águas das chuvas sobre a rocha carbonática (dissolução). A visita à esses pontos para contemplação é de fácil acesso, com paisagens únicas e impressionantes. Foto: Clayton Lino.