Local, estadia e alimentação

O Curso Nacional de Espeleorresgate 2023 será realizado entre os dias 02 e 10 de setembro, na cidade de São Desidério, região oeste do estado da Bahia. São Desidério é um município de aproximadamente 30.000 habitantes, distando cerca de 30 km por rodovia até a cidade de Barreiras (maior centro urbano nas proximidades, que conta com um aeroporto) e 600 km da capital Brasília, no Distrito Federal, cujo acesso pode ser feito pela rodovia BR-020.

São Desidério conta com boa infraestrutura para sede do curso, com pousadas, restaurantes, centro comercial local, auditórios e ginásios esportivos. O mês de setembro coincide com o final da estação seca da região, quando as temperaturas frequentemente se situam acima de 30ºC e a vegetação típica da região do cerrado apresenta queda das folhas.

Avenida J.K., próximo à entrada de São Desidério. Foto: Lucas P. S. Godinho.
Praça Abelardo Alencar (praça principal), próximo à região central da cidade e rua do comércio. Foto: Lucas P. S. Godinho.
Lago da represa sobre o rio São Desidério, ao lado da praça principal. Foto: Lucas P. S. Godinho.
Barrigudas no “Morro da Barriguda”. São árvores típicas do cerrado e símbolo da cidade (crescem preferencialmente sobre o solo residual do calcário, sendo muito comum vê-las em qualquer região próxima às cavernas locais). Foto: Lucas P. S. Godinho.

Opções de estadia

A estadia na cidade de São Desidério é de responsabilidade de cada um dos(as) alunos(as). Durante o curso, haverá aulas teóricas e práticas próximo ao bairro Centro de São Desidério. Portanto, é recomendado que seja dada preferência para os estabelecimentos situados nessas proximidades. Para aqueles que buscam uma opção mais econômica, está sendo avaliada a possibilidade de um espaço de camping gratuito cedido pela prefeitura de São Desidério. Caso for do seu interesse, não se esqueça de, no ato do preenchimento de sua ficha de inscrição, manifestar interesse na área de camping gratuita, caso esta seja disponibilizada. Manteremos todos e todas informadas nas circulares do curso quanto ao desenrolar desta negociação do camping com a prefeitura.

Confira abaixo algumas recomendações para estadia:

Refeições

O Restaurante Mendonça, localizado na Av. J.K. nº 23 (andar térreo da Pousada Mendonça), estará oferecendo a refeição do almoço a preço promocional para alunos(as) do curso de espeleorresgate, no valor de R$ 25,00/ pessoa à vontade no self-service. O restaurante comporta entre 40 a 50 pessoas, com diversidade de opções vegetarianas ou com carne. O pagamento das refeições é de responsabilidade de cada aluno(a) para a dona do estabelecimento.
Devido ao intenso conteúdo didático do curso e a proximidade deste restaurante ao centro didático do curso, recomendamos que todos dêem preferência a este estabelecimento por questões de praticidade e economia de tempo para o devido cumprimento da grade horária das atividades teóricas e práticas.
Em dias de atividade de campo (oficinas práticas em cavernas, paredões e simulados) os lanches de campo serão de responsabilidade dos(as) próprios(as) alunos(as). Eventuais modificações nesta logística serão devidamente notificadas via circulares do curso.