Curso Nacional de Espeleorresgate 2024 – Bonito/MS

Informamos que as inscrições para o Curso Nacional de Espeleorresgate em 2024 estão abertas.

A Seção de Espeleorresgate da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SER – SBE) estará realizando, entre os dias 31 de agosto à 8 de setembro de 2024, mais uma edição do Curso Nacional de Espeleorresgate (CNE 2024), desta vez na cidade de Bonito/MS, que abriga algumas das mais belas cavernas do Brasil. De forma inédita, o curso terá como sede o estado do Mato Grosso do Sul, na região centro-oeste do país, com o objetivo de ampliar os horizontes da formação e aprimoramento de técnicas em espeleorresgate em todo o território nacional.

Esta é a segunda vez, que os esforços conjuntos entre grupos de espeleologia brasileiros, e a SER, que um curso de espeleorresgate sai do tradicional eixo São Paulo – Goiás – Minas Gerais, marcando assim uma quebra de fronteira histórica para o espeleorresgate brasileiro.

Convidamos todas e todos a se inscrever e garantir a sua vaga! Confira nos links abaixo os descontos especiais nos valores de inscrição disponíveis para espeleólogos(as) da região centro-oeste, sócios filiados à SBE, guias turísticos de caverna locais e estudantes.

Garganta do Bacupari, São Desidério, BA. Créditos da foto: Marcelo Andrê, Projeto Luzes na Escuridão.
Garganta do Bacupari, São Desidério/BA. Foto: Marcelo Andrê, Projeto Luzes na Escuridão.
Porteio de maca durante o simulado de espeleorresgate na Caverna do Diabo, Eldorado/SP (abril/2023). Foto: Juliana Amaral.
Transporte da maca em tirolesa, durante mini simulado do Curso Nacional de Espeleorresgate, Pains/MG (setembro/2022). Foto: Juliana Amaral.
Sistema de comunicação TPS (Transmission Par le Sol – Transmissão Pelo Solo) utilizado no interior da Caverna do Diabo, Eldorado/SP (abril/2023). Foto: Juliana Amaral.


Realização

Apoio

Termo de compromisso

Coordenação executiva