Teste de Proficiência Treino Técnico CO 2024

O Teste de Proficiência a ser aplicado para os interessados em participar no Treino Técnico CO 2024 no dia 17/5/2024 será composto por um circuito com os seguintes obstáculos:

  1. Desvio,
  2. Fracionamento,
  3. Corrimão horizontal e
  4. Nó.

Cada interessado deverá percorrer o circuito inteiro nos dois sentidos, portando sua mochila de espeleo em no máximo 20 min sem realizar nenhuma falha de segurança demonstrando que tem autonomia em progressão vertical.

Após completar essa primeira etapa, já sem contagem de tempo, deverá executar a manobra de inversão de subida para descida.

A organização recomenda o uso das técnicas constantes no Manual Técnico de Espeleologia mas outras, igualmente seguras e apropriadas ao meio espeleológico, também serão aceitas.

Dado o caráter avançado do Treino Técnico, somente as pessoas que demonstrarem autonomia na progressão vertical durante o teste de proficiência poderão participar das operações dentro da caverna do Treino Técnico.

O treino técnico será executado em uma cavidade predominantemente vertical. Visando a segurança do exercício e dos participantes, só terá acesso a caverna o participante que demonstrar autonomia em progressão vertical.

Não se inscreva se não estiver seguro de seu domínio das técnicas de progressão vertical.