Curso Nacional de Espeleorresgate 2023 – São Desidério, BA

Informamos que as inscrições para o Curso Nacional de Espeleorresgate em 2023 estão encerradas.

A Seção de Espeleorresgate da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SER – SBE) estará realizando, entre os dias 02 e 10 de setembro de 2023, mais uma edição do Curso Nacional de Espeleorresgate (CNE 2023), desta vez na cidade de São Desidério, Bahia, que abriga algumas das maiores e mais belas cavernas do Brasil. De forma inédita, o curso terá como sede a região nordeste do país, com o objetivo de ampliar os horizontes da formação e aprimoramento de técnicas em espeleorresgate em todo o território nacional. Esta é a primeira vez, em mais de 20 anos de esforços conjuntos entre grupos de espeleologia brasileiros, SSF (Spéléo Secours Française) e SER, que um curso de espeleorresgate sai do tradicional eixo São Paulo – Goiás – Minas Gerais, marcando assim uma quebra de fronteira histórica para o espeleorresgate brasileiro.
Convidamos todas e todos a se inscrever e garantir a sua vaga! Confira nos links abaixo os descontos especiais nos valores de inscrição, disponíveis para espeleólogos(as) da região nordeste, sócios filiados à SBE, guias turísticos de caverna locais e estudantes.

Garganta do Bacupari, São Desidério, BA. Créditos da foto: Marcelo Andrê, Projeto Luzes na Escuridão.
Garganta do Bacupari, São Desidério, BA. Foto: Marcelo Andrê, Projeto Luzes na Escuridão.
Porteio de maca durante o simulado de espeleorresgate na Caverna do Diabo, Eldorado – SP (abril/2023). Foto: Juliana Amaral.
Transporte da maca em tirolesa, durante mini simulado do Curso Nacional de Espeleorresgate, Pains – MG (setembro/2022). Foto: Juliana Amaral.
Sistema de comunicação TPS (Transmission Par le Sol – Transmissão Pelo Solo) utilizado no interior da Caverna do Diabo, Eldorado – SP (abril/2023). Foto: Juliana Amaral.


Realização

Apoio

Termo de compromisso

Coordenação executiva