Visitação às Cavernas

As cavernas do município de Bonito/MS estão entre as mais belas do Brasil considerado um ponto de referência no Brasil para o mergulho em cavernas, sendo reconhecidas pela comunidade espeleológica nacional (SBE), CECAV (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas) e CPRM (Serviço Geológico do Brasil) como patrimônio espeleológico nacional.
A região conta com um Parque Nacional (PNSBd – Parque Nacional da Serra da Bodoquena) e diversos atrativos turísticos dentro de propriedades privadas (sítios e fazendas), todos a menos de 1:30h de deslocamento por carro em estradas de terra locais. É imprescindível entrar em contato com as agências antes de fazer a visitação às cavernas.
Para aquelas pessoas que têm interesse em conhecer as cavernas da região, é necessário fazer as reservas e pegar o voucher antes da visitação.
Seguem abaixo algumas indicações de roteiros turísticos mais visitados na região, assim como referências para informações de visitação.

Contatos

Cânion do Rio Salobra – PNSBd. Uma das trilhas de nível de dificuldade médio a moderado conduz os visitantes por um percurso entre aproximadamente 5 a 6h em meio à vegetação que é uma transição de cerrado com mata atlântica, a trilha em meio a água (com paredões de mais de 50 m de altura). Essa é apenas uma das 3 trilhas que já está disponível para a visitação.
Foto: Ricardo Lisboa
Abismo Ânhumas. Foto: Ivan Bento.
A Gruta do Lago Azul, uma das maiores cavidades inundadas do mundo, sua água belíssima no tom Azul é um grande mistério por sua profundidade e origem ainda desconhecida.
A gruta é lar do Potiicoara Brasiliensis, e do Mega Gnidiella. Para preservar as espécies pré-históricas, o lago é somente contemplativo , e seu acesso é restrito, com liberação de mergulho somente para estudos com profissionais da área.
No fundo do lago existe um cemitério de animais extintos, dentre eles, os fósseis de um bicho muito grande que viveu nessa região das Américas. Foi encontrada, uma preguiça gigante, com mais de três metros de altura.
Por sua beleza e fragilidade, a área da gruta foi transformada em Monumento Natural, garantindo sua preservação.
Foto: Guia Rosivam
Gruta do Mimoso, na gruta existem três grandes salões e um lago para mergulho de mais de 70 metros. Os destaques do atrativo são as estalactites e cones de formações calcárias com quase oito metros de altura. Assim fica fácil entender porque o local é tão popular. A Gruta do Mimoso é muito importante também para a história de Bonito/MS e do Brasil. Aliás, nos anos 90, o local era a principal caverna para mergulho no Brasil. Além disso, alguns mergulhadores brasileiros especialistas em mergulhos em cavernas começaram sua carreira praticando no local.
O  Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do mundo, com aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência, localizada no município de Jardim/MS.
Foto: Multi Frequência
Gruta de São Miguel: uma caverna com um enorme salão e com diversos espeleotemas. Foto: Tamilly Alves
A Gruta Catedral (antiga Gruta de São Mateus) é uma caverna que foi descoberta na década de 1940 e por muitos anos teve como proprietário Mateus Muller. Um fato curioso é que seu antigo nome foi uma singela homenagem ao próprio Mateus. Localizada bem pertinho do centro de Bonito/MS, a apenas 4 km, ela está em uma propriedade de 50 hectares, sendo 49 deles de mata nativa preservada.
Foto: Lucas Ramos Mendes
A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998.
Foto: Iago Bernado