Pré-requisitos

O Curso Básico de Espeleorresgate da SER é bastante flexível em relação aos pré-requisitos para participação. Temos algumas recomendações e algumas exigências.

Dentre as exigências temos o equipamento individual que cada pessoa interessada deverá providenciar para o curso.

A organização do curso está trabalhando para oferecer oportunidades de aprendizagem e treinamento de técnicas verticais para as pessoas inscritas nos cursos de espeleorresgate. Esperamos ter mais informações sobre essas ações em breve.

Alguns grupos de espeleologia do Brasil oferecem kits de equipamentos individuais para aluguel.

A principal recomendação da organização é que o participante tenha a maior experiência espeleológica possível e o melhor domínio possível de técnicas verticais. Estamos trabalhando para oferecer cursos de noções básicas de espeleologia aos inscritos no Curso Básico de Espeleorresgate. 

O melhor domínio das técnicas e habilidades indicadas, potencializa o aproveitamento do curso, pois o aluno poderá se concentrar na aprendizagem das novas técnicas ensinadas (montagem de sistemas de comunicação, cuidado com a vítima, montagem de sistemas verticais, etc.)  e não com questões mais fundamentais como progressão segura em cavernas, ajuste de EPIs, etc.

A participação somente no simulado final têm por pré-requisito a pessoa interessada já ter cursado ao menos uma vez o Curso Básico de Espeleorresgate.

Patrocínio Diamante
Patrocínio Prata
Patrocínio Bronze