Aproveitamento de cursos

Treinamentos fora da esfera da SER/SBE e da SSF/FFS

Qualquer pessoa que tenha conhecimentos e que comprove, via certificado de escolas renomadas, que tenham a metodologia técnica equivalente à preconizada pelo SSF, poderá, a partir de uma avaliação da Coordenação Pedagógica e/ou dos Supervisores, ter estes conhecimentos aproveitados como tempo curricular.

Espeleólogos que participaram de atividades da SER/SBE ou da SSF/FFS mas que permaneceram mais de dois anos afastados dessas atividades e quiserem retornar devem:

  1. Para retornar na condição de aluno do curso básico, só é necessário que se inscreva no curso básico de sua preferência.
  2. Para retornar na condição de aluno de um curso avançado, deve enviar para a Comissão Pedagógica um breve resumo de suas atividades em espeleorresgate dando ênfase às atividades mais recentes e às atividades realizadas sob orientação da SER/SBE e SSF/FFS. Após análise, a Comissão Pedagógica informará o caminho a seguir: inscrição no curso avançado ou alguma forma de reciclagem (a qual poderá ser a realização do curso básico, se julgado pertinente).
  3. Para retornar na condição de participante do Quadro Pedagógico (monitor, instrutor estagiário, instrutor ou supervisor) deve apresentar um resumo o mais completo possível de suas atividades em espeleorresgate dando ênfase às atividades mais recentes e às atividades realizadas sob orientação da SER/SBE e SSF/FFS. A Comissão Pedagógica analisará  o caso, devendo realizar teste de proficiência e de atualização do conjunto de técnicas, e ao final informará o caminho a seguir: alguma forma de reciclagem ou indicar em qual função adentrará na estrutura pedagógica.