SER 0025 — Uso de mosquetões HMS em espeleorresgate

Tomando como base a publicação do Spéléo Secours Français (SSF), traduzido e disponível em Os mosquetão HMS no resgate, a SER, vem atualizar e esclarecer suas orientações sobre o uso de mosquetões HMS (tipo H) no espeleorresgate brasileiro. 

Seguindo a recomendação do SSF — através do seu Grupo de Avaliação Técnica —, a SER proíbe o uso dos mosquetões HMS nas seguintes situações:

  • Em repartidores de carga: em particular na posição de mosquetão central do repartidor.
  • Na maca: mosquetões de tração na cabeça da maca, tanto em condição vertical quanto horizontal.
  • Em tirolesa: na condição de mosquetão central dos repartidores de carga, nas extremidades da tirolesa (corda de progressão) e nas cordas de tração ou retenção.
Mosquetão tipo B (trava manual)

Para a posição de mosquetão central do repartidor o indicado é o uso de mosquetões tipo B, conhecidos popularmente como mosquetões D (assimétricos).

Mosquetão tipo K (movimento duplo)

Para a cabeça da maca (ou mosquetão principal da maca) o indicado é o uso de mosquetões tipo K com trava automática.

Atenção! A norma nacional de conectores – NBR 15837 – não menciona a classificação tipo K, entretanto o mercado oferece mosquetões tipo K (EN12275) basicamente com três tipos diferentes de trava automática:

Mpsquetão tipo K (pressão oposta)

Automática por pressão oposta: este modelo possui uma paleta móvel na espinha que, para abrir o gatilho, deve ser pressionada simultaneamente. Este mosquetão possui um olhal extra na base e não serve para as atividades citadas neste informativo.

Mosquetão tipo K (movimento único)

Automática por pressão (um só movimento para abertura, o tipo mais comum): este não é suficientemente seguro para o uso na cabeça da maca.

Mosquetão tipo K (movimento duplo)

Automática com trava (dupla ou tripla): este tipo é o que deve ser usado no resgate para garantir uma confiabilidade adequada a conexão principal da maca.

Para saber mais sobre as razões dessas orientações, entre em contato com a Comissão Técnica da SER.

SER 0025 – Rev. v.1 — 06-2020

Consulte também a versão em PDF deste documento:

SER 0025 — Uso de mosquetões HMS em espeleorresgate