60 pessoas envolvidas no resgate de espeleólogo na Tasmânia

Homem ferido em queda de caverna na costa oeste da Tasmânia levado ao hospital após resgate de 8 horas

Por James Dunlevie Postado em 11/10/2020 às 19h28, atualizado 7 horas atrás.

Um homem passou uma noite em uma caverna na costa oeste da Tasmânia depois de cair vários metros e se ferir, com os resgatadores tendo que caminhar por horas para soar o alarme.

Pontos chave:

  • A polícia disse que o 62yo era um “espeleólogo experiente” que caiu vários metros depois de escorregar em uma escada
  • Alguns membros do grupo de espeleologia esperaram com o homem ferido, enquanto outros caminharam por várias horas para alertar as autoridades
  • As equipes de resgate alcançaram o homem por volta da 1h00 de domingo, levando cerca de oito horas para retirá-lo da caverna

A polícia da Tasmânia disse que um homem de 62 anos de Ulverstone, no norte do estado, estava cavando perto do Monte Cripps com amigos no sábado quando escorregou em uma escada e caiu.

Dois integrantes do grupo de espeleologia caminharam por várias horas até uma área onde havia serviço de telefone para dar o alarme.

“Um esforço conjunto de busca e resgate envolvendo Ambulance Tasmânia, polícia, pessoal da SES e membros do Northern Caverneers Caving Club foi lançado e, apesar do terreno difícil e do clima, chegou às cavernas nas primeiras horas desta manhã”, disse a polícia em um comunicado no domingo.

Em uma coletiva de imprensa na tarde de domingo, o inspetor interino Dave Chapman disse que enquanto os salvadores levavam cerca de 20 minutos para ir da entrada da caverna até a localização do homem, levou “quase oito horas para retirá-lo”, negociando uma “descida trecho com cachoeira ”- com o“ paciente molhado e frio por causa disso ”.

Não foi uma queda longa, apenas alguns metros, o suficiente para machucar suas costas “, disse o inspetor Chapman, acrescentando que o grupo de espeleologia” fez todas as coisas certas “após o incidente.

O homem, descrito pelo Inspetor em exercício Chapman como “um espeleólogo muito experiente”, teve hipotermia leve e uma lesão nas costas e foi levado para o Hospital Regional North West pelo helicóptero de resgate Westpac .

O inspetor Chapman disse que cerca de 60 pessoas estiveram envolvidas no “pico” da operação de resgate.

Mais cedo, a polícia disse que todo o equipamento de resgate teve que ser transportado para o local, que fica a 1,5 hora de caminhada da estrada mais próxima.

https://www.abc.net.au/news/2020-10-11/cave-rescue-of-62yo-man-on-tasmania-west-coast/12751976