Espeleólogo ferido é resgatado pela SSF na Caverna de Vauvougier (Município de Malbrans – Doubs). 104 espeleólogos envolvidos nos trabalhos.

SSF – https://www.speleo-secours.fr/?p=3355

08 de maio de 2021 às 19:00

Um socorro está em curso município francês de Malbrans (25).
O Espeleo Socorro Francês do Doubs está no local.
A vítima sofreu uma queda a uma distância de 2 horas da entrada da cavidade e atrás de passagens estreitas.
Em caso de necessidade de reforços, está em curso um recenseamento dos resgatistas do Spéléo Socours Français disponíveis nos departamentos da Costa Dourada e Jura.

08 de maio de 2021 às 22

A operação de socorro da vítima que, na parte da tarde, caiu de 4 a 6 m, no local chamado Machpro, entrou numa fase muito ativa.
A equipe de assistência a vítima (ASC) do Espeleo Socorro Francês e o médico emergencísta do SMUR / SSF se juntaram à vítima.
Paralelamente, as equipes do SSF estão reequipando a cavidade para permitir que os resgatistas avancem com segurança.
Essas instalações serão completadas com a criação de uma linha telefônica para estabelecer contato com todas as equipes empenhadas.
Prevendo a evacuação, uma equipe de desobstrução acaba de ser alocada para ampliar as passagens estreitas e garantir a passagem da maca na evacuação.
Esses trabalhos muito técnicos feitos pelos socorristas do Spéléo Socours Français vão durar várias horas e permitirão uma evacuação nas melhores condições.

09 de maio de 2021 às 08 h

O estado da vítima está estável, com um médico ao seu lado, assim como a equipe ASV. 45 resgatistas do SSF 25 estão neste momento envolvidos nesta operação.
Equipes preparam a evacuação ampliando as passagens estreitas da cavidade.
Uma linha de ar comprimido (ventilação) foi criada para facilitar esses trabalhos que ainda vão continuar boa parte do dia.
As equipes SSF dos departamentos limítrofes estão mobilizadas e estão prontas para fortalecer os resgatistas do SSF25 durante o dia.

09 de maio de 2021 às 15 h

Os trabalhos de desobstrução estão sendo concluídos. No entanto, ainda há alguns pontos-chave para resolver.
Os reforços do SSF da Ain, Costa Dourada, Jura e Alta Saône, previstos para a evacuação, chegaram ao local. Eles estão se preparando esperando a ordem de entrada do CDS.
O tempo de evacuação é estimado entre 8 e 10 horas. Atualmente, os cuidados prestados diminuíram significativamente as dores da vítima e seu estado está sendo melhorado antes da fase de evacuação.

Equipe SSF no local: 86 pessoas.

09 de maio de 2021 às 20 h45

As operações de alargamento estão sendo concluídas.
Equipes de evacuação e recuperação médica foram incrementadas gradualmente nesta noite. As primeiras equipes de evacuação estão em suas oficinas e a recuperação médica foi feita.
A evacuação da vítima vai começar dentro de uma hora a uma hora e trinta para realizar uma boa parte durante a noite.
Atualmente, mais de quarenta resgatistas do SSF estão comprometidos no subterrâneo.

09 de maio de 2021 às 23 h30

A evacuação acabou de iniciar.
As regiões com passagens técnicas e o perfil da cavidade vão impor várias horas de porteio da maca aos resgatistas do SSF antes que a vítima chegue a superfície.10 de maio de 2021, 11h00A maca continua sua progressão em direção à superfície.
Atualmente, está a -50 m de profundidade e a 100 m da entrada. Uma nova observação médica será feita pelo médico da SSF.
Como havíamos previsto, o perfil da caverna e o estado da vítima – mesmo que não seja preocupante – impõe uma progressão extremamente lenta. Sessões de desobstrução adicionais foram necessárias no meandro que precedeu o poço ASCO.
A fadiga geral começa a estar presente entre os resgatistas alocados por longas horas.
A previsão do tempo é de chuva, mas não há medo de inundações atualmente, desde que a precipitação permaneça constante.10 de maio de 2021 às 15:11O espeleólogo, ferido desde o final de sábado,

8 de maio, saiu da caverna às 15h09.

No total, 104 resgatistas do Spéléo Secours Français du Doubs (SSF25), Côte d’Or (SSF21), Jura (SSF39), Haute Saône (SSF70) e Ain (SSF01) foram alocados para esta operação como socorristas.
O sistema francês de socorro espeleologico foi complementado pelos bombeiros GRIMP para os trabalhos externos.
https://www.speleo-secours.fr/?p=3355

___________________________________________________

Da mídia local:

Malbrans (Doubs) : après 46 heures de secours spéléo, l’homme blessé a été extrait du gouffre Vauvougier

https://france3-regions.francetvinfo.fr/bourgogne-franche-comte/accident-a-malbrans-doubs-la-remontee-du-speleologue-qui-a-chute-a-70-m-sous-terre-progresse-lentement-2084206.html?fbclid=IwAR02iof3T_LfF7bJjCLzICNXcDy9DzqThyJjmV5FSt_xEb_FoEz4cdCpNW0

Doubs: evacuação do espeleologista bloqueada no subsolo em Malbrans estimada para as 14h de segunda-feira

https://www.francebleu.fr/infos/faits-divers-justice/doubs-le-sauvetage-du-speleologue-coince-bloque-sous-terre-a-malbrans-s-avere-beaucoup-plus-long-que-1620628077?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR2xDxwLdJS0sS3hJC11rnKng-C3oIX0SrFAm73prDsK4oepKk2EpwXdU8U#Echobox=1620631839