Resumo reunião de 28 de abril de 2021 do CCTN

Participantes

  • Bernardo Bianchetti (CTN),
  • Diego Ferreira (CNT),
  • Leandro Maciel (CTN) e
  • Willamy Saboia (CTN)

Assuntos

Retorno das atividades do CTN Leandro Maciel

O Conselheiro Técnico Nacional Leandro Maciel reassumiu o posto no CCTN após período de suspensão de suas atividades, solicitado em novembro de 2020 por motivos pessoais.

Treinos da SER

Após discussão, foi decidido por não serem retomados treinos presenciais da SER devido à situação da pandemia de COVID-19. Dada a necessidade da SER em manter seus resgatistas treinados, optou-se pelo fomento de atividades teóricas e de práticas individuais (ou em pequenos grupos de pessoas que já se frequentam). Foram sugeridas as realizações de questionários em plataforma online de modo a estimular os voluntários a estudar e a treinar as técnicas específicas de espeleorresgate, bem como a realização de um censo para se conhecer o nível de atividade (teóricas e práticas) desenvolvidas no último ano. Estas ideias serão apresentadas na próxima reunião da Comissão Pedagógica solicitando-se auxílio dos instrutores para sua realização.

Região do Vale do Ribeira

O CTD do Departamento São Paulo, Diego Ferreira, apresentou a necessidade de estipular Conselheiros Técnicos Adjuntos para a região do Vale do Ribeira. Tal sugestão é devida à enorme maioria das cavernas do estado se encontrar na região, da necessidade de uma resposta mais rápida e local em caso de acidentes e da sobreposição de responsabilidades no referido departamento. Foi dada a autonomia para que ele, enquanto CTD, descentralize sua atuação da maneira que achar mais conveniente e efetiva.

Proposta de parceria junto à eBRe

Foi apresentada a proposta da equipe responsável pela cadeira de Segurança da eBRe para uma parceria junto à SER, com a finalidade de desenvolver a ementa do seu Curso de Espeleólogo Nível II. A proposta foi aceita pelo CCTN e será posta aos instrutores da SER na próxima reunião da Comissão Pedagógica.