Resumo reunião de 31 de agosto de 2020 do CCTN

PARTICIPANTES

  • Willamy Saboia (CTN)
  • Bernardo Bianchetti (CTN)
  • Diego Ferreira (CNT)
  • Lucas Godinho (secretário)

PAUTAS

1. Apresentação para aprovação dos Projetos do Departamento SP

É aprovada a proposta do Departamento São Paulo — SER apresentada através do documento “Projeto de formação de multiplicadores de conhecimento (facilitadores) do Setor Vale do Ribeira”, que trata da autonomia dos Departamentos para formação de multiplicadores de conhecimento, independente da Comissão Pedagógica, uma vez que se trata de formações em nível operacional, sendo responsabilidade direta do respectivo CTD.

2. Troca da coordenação da comissão ADM

Foi oficializada junto à SBE a troca da coordenação da Comissão Administrativa da SER.

3. Divulgação do novo coordenador ADM, Secretário ADM e adequação do organograma SER

O cargo de Coordenador Administrativo passa a ser ocupado por Diego Ferreira (nº SER 216SP16), atual CTN e CTD do Departamento São Paulo. O cargo de Secretário da Comissão Administrativa e do CCTN passa a ser ocupado por Lucas Godinho (nº SER 176SP15).

O CCTN determina que a Comissão Operacional não deve ser coordenada por todos os CTNs como previsto anteriormente no organograma, e sim apenas pelo Coordenador da Comissão, cargo atualmente ocupado por Willamy Saboia (nºSER 35DF09).

Determina-se também que o Coordenador da Comissão Pedagógica possui atribuição para requisitar consultoria dos Especialistas Referência do organograma da SER, mesmo que esses estejam inseridos oficialmente na Comissão Operacional, para atender às demandas relacionadas às especialidades competentes a esses espeleorresgatistas.

Discute-se a possível realização de uma Assembléia Nacional da SER durante o próximo Congresso Brasileiro de Espeleologia para atualizar os(as) espeleorresgatistas sobre a atuação da SER, ampliar as discussões e aumentar o sentimento de pertencimento à estrutura.

4. Representação SER internacional (FEALC e UIS)

Estão sendo realizadas tratativas de aproximação entre SER e instituições internacionais como UIS (“Union Internationale de Spéléologie”) e FEALC (“Federación Espeleológica de America Latina y del Caribe”) para possíveis parcerias.

Foi submetido um resumo de artigo sobre a atuação da SER para o Congresso Internacional de Espeleologia (França 2021).

Sugere-se estruturar uma agenda de eventos para a SER para participação em eventos nacionais e internacionais.

5. Corpo docente do Curso 2021

Será realizada uma lista para possíveis Monitores do próximo Curso Nacional de Espeleorresgate para melhor preparação prévia deste e consequente melhor estruturação do curso. É ressaltada a importância do apadrinhamento dos candidatos a Monitores por parte dos Instrutores para realização de acompanhamento de seus treinamentos.

6. Análise de viabilidade de Criação da Comissão Médica

Pauta prorrogada para a próxima reunião do CCTN, devido à necessidade de maior amadurecimento do tema.

7. Documento de funcionamento da Comissão Pedagógica

O documento sobre a estrutura de ensino da SER foi novamente discutido e aperfeiçoado, devendo ser reanalisado na próxima reunião de instrutores e seguir para aprovação final do CCTN.